A SAEG informa que iniciará, a partir do mês de junho, a execução do seu programa de substituição de hidrômetros. Os aparelhos, que são de propriedade da empresa, que já atingiram o tempo de uso de 5 anos serão substituídos. Para tanto a Companhia informará os usuários sobre a necessidade de troca de forma antecipada.
A substituição é feita gratuitamente e traz vantagens também para o usuário: hidrômetros novos são mais sensíveis a pequenas vazões, o que facilita a detecção de vazamentos ocultos que podem encarecer a conta de água e, a longo prazo, trazer danos até mesmo estruturais ao imóvel. Além disso, o equipamento contribui para a identificação de perdas de água que podem impactar o abastecimento da cidade.
Somente os funcionários capacitados pela SAEG têm autorização para remover o lacre de segurança e instalar, manusear ou trocar um hidrômetro, e não precisam da autorização do usuário para isso. Tal prática se dá em cumprimento do Artigo 56, da Deliberação n.º 106 ARSESP.
Cabe ressaltar ainda que de acordo com o artigo 88 da mesma Deliberação acima mencionada, o impedimento à troca do hidrômetro poderá causar inclusive a interrupção do fornecimento de água ao usuário que impeça a troca do medidor.