Leitura (LIS)

A SAEG iniciou em novembro de 2013 o LIS  (Leitura com Impressão Simultânea) onde os usuários já passam a receber a conta de água no momento da leitura.

 

O serviço funciona da seguinte maneira: no momento em que o agente de campo visitar o imóvel para fazer a leitura de consumo, ele digitará as informações num aparelho chamado de “coletora de dados” que automaticamente, via bluetooth, imprimirá a conta de água em uma mini impressora, que já faz a crítica, e a entregará ao usuário.

 

Além da fatura de água, mais dois casos podem ocorrer, dependendo da situação: os hidrômetros que registrarem um consumo muito fora da média de consumo, a conta será retida pelo nosso leiturista e será entregue para o usuário um comunicado de alteração do consumo, que informa a leitura realizada e solicita o comparecimento deste em nosso atendimento. A conta será então analisada internamente para identificação do problema e correção da conta ou a correta orientação ao usuário caso necessário.

O segundo caso é o Comunicado de Débitos Vencidos, que emitirá, nos casos previstos pelo nosso regulamento, junto com a conta, um comunicado de débitos vencidos, com código de barras para pagamento e o aviso da suspensão dos serviços em caso de não quitação dos débitos.

 

Este sistema, permite o esclarecimento de dúvidas sobre o consumo e o valor apurado no ato da leitura e entrega da conta, já que por meio da Fatura Mensal de Serviços, a SAEG leva mais informações e um atendimento diferenciado para todos os usuários na porta de seus imóveis, dirimindo dúvidas, por exemplo, sobre alteração de consumo e valores da conta, sendo prestada orientação ao usuário sobre os procedimentos a serem adotados.

 

Com a leitura com impressão simultânea, como a análise do consumo é feita em campo, não é possível o lançamento de leituras passadas pelo usuário, seja no site, por e-mail, telefone ou pessoalmente. Nosso leiturista deve ser capaz de fazer a leitura no hidrômetro e, segundo nosso regulamento, é de responsabilidade do usuário a instalação do cavalete e hidrômetro em local de fácil acesso aos leituristas, que contam agora com equipamento moderno e que possui, além das funcionalidades regulares de leitura, vistoria e impressão de conta, a possibilidade também de tirar fotos das ocorrências registradas no campo, o que facilita o serviço de análise interna das contas e também a detecção de possíveis irregularidades nos hidrômetros.

 

Vale ressaltar que, a implantação desse novo processo não trará custos adicionais para os usuários e as contas que possuem endereço de entrega diferente do imóvel também permanecem sem alteração.

 

Para que o atendimento no local ocorra da melhor forma, nossas rotas de leitura sofreram alterações para que nossos leituristas possam fazer um atendimento individualizado, conforme tabela de datas de leitura e vencimento abaixo:

 

Tabela de Vencimentos e Datas de Leitura

 

Em caso de dúvidas entre em contato conosco em nosso Atendimento Comercial (Rua Almirante Barroso, 188 – Centro), pelo telefone 3132-5099 ou através do nosso portal na internet (saeg.net.br) ou Facebook.